Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O FESTIAÇO TEM HÍSTÓRIA

Por ser uma cidade pólo do Médio do Piracicaba, referência nacional em termos de siderurgia, João Monlevade recebe inúmeras pessoas que vem principalmente para trabalhar ou estudar.
Mas nem só de trabalho e estudo vive uma cidade.
Monlevade também recebe muitos artistas, o que faz com que tenha cenas musical e literária muito ricas, porém com poucas alternativas para a sua fruição.
Por isso a idéia de retornarmos com o Festival de Música de João Monlevade.
Realizado com sucesso na década de 70, o Festival de Monlevade foi pioneiro na região e no estado, inspirando a realização de outros festivais famosos, alguns que perduraram e outros que nem existem mais.
Só que no ano de 1974 houve uma edição diferente, com vários dias de duração e que foi denominado “Festiaço”. O Festival de Música foi inserido dentro da programação, que contava com shows de vários astros da música popular da época.
Pois este ano, ao projetarmos a reedição do Festival de Música, resolvemos pela reutilização do nome Festiaço, por ser o aço o elemento que realmente caracteriza a cidade, por considerarmos o nome bastante sonoro, fácil de gravar, por podemos promover um diálogo, um link com a história bonita dos festivais pioneiros da cidade.
Vamos retomar a tradição, mas utilizando os recursos da modernidade, trazendo novas vertentes sonoras, novos compositores, novos instrumentistas, desafiando o potencial criativo da cidade e movimentando um mercado que envolve milhares de músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário